Informações de contato

Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade, 50050-225 – Recife/PE

Telefone:
Teste de HIV
Teste de HIV

Por que é importante fazer o teste de HIV?

Porque quanto mais cedo você souber se tem o vírus, melhor será sua qualidade de vida. Quem se testa com regularidade e tem um resultado positivo tem a oportunidade de buscar logo tratamento e orientação de profissionais de saúde. Além disso, as mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o vírus se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, o nascimento do bebê e o pós-parto.

Quanto custa o teste de HIV?

Nada! O teste é gratuito nas clínicas da AHF Brasil e na rede pública de saúde.

O teste de HIV é confidencial?

Sim! O teste de HIV é completamente confidencial. O resultado só é informado ao próprio paciente.

Qual o momento ideal para fazer o teste de HIV?

Você deve fazer o teste de HIV sempre que passar por uma situação de risco (como sexo desprotegido, violência sexual ou compartilhamento de seringas). Em todos os casos, a infecção pelo vírus pode ser detectada pelo menos 30 dias depois da situação de risco. Isso porque o exame busca por anticorpos contra o HIV no material coletado e o organismo leva um tempo até produzir os anticorpos. Esse período é chamado de janela imunológica.  

Que tipo de testes de HIV estão disponíveis?

No Brasil, os testes rápido são os mais utilizados atualmente, porque eles têm a vantagem de indicar o resultado em cerca de 30 minutos. Testes rápidos com fluido oral também estão disponíveis, além do tradicional exame laboratorial. A AHF utiliza testes rápidos em suas clínicas e ações de  mobilização e testagem promovidas  em parceria com outras ONGs e órgãos públicos. Os três tipos de teste também estão disponíveis na rede pública de saúde. Para saber onde fazer o teste no SUS, é só ligar para o Disque Saúde (136).