Informações de contato

Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade, 50050-225 – Recife/PE

Telefone:

Porto Alegre começou a integrar o projeto “A Hora é Agora”, que amplia a testagem do vírus HIV por meio de um autoteste oral ou por uma gota de sangue. É a quarta capital no país a fazer parte do programa, além de Curitiba, Campo Grande e Florianópolis.

Os interessados podem solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos correios, de forma gratuita. Também está disponível a opção de retirada do autoteste de HIV em um armário digital com o uso de um código. Nos dois casos, o sigilo é garantido. A pessoa pode realizar a testagem onde se sentir mais confortável.

Se o resultado der positivo, a pessoa é convidada a fazer o exame confirmatório no Centro de Saúde Murialdo, que fica na Avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Se o diagnóstico for confirmado para HIV, a pessoa fará os exames necessários, incluindo de carga viral e contagem CD4 rápida, e poderá iniciar o tratamento no mesmo dia. O paciente também será vinculado a uma unidade de saúde e receberá auxílio de um profissional do projeto.

Todas as informações sobre os testes, incluindo como solicitar e como fazer, estão no site do projeto “A Hora é Agora”.

De acordo com o boletim epidemiológico HIV/Aids de 2020, do Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital com a maior taxa de detecção da doença no país (58,5 casos a cada 100 mil habitantes), representando um valor superior ao dobro da taxa do estado (9 casos a cada 100 mil habitantes) e 3,3 vezes maior que a taxa nacional (17,8 casos a cada 100 mil habitantes).

SERVIÇO:

> Onde fazer o cadastro: no site https://www.ahoraeagora.org/
> Onde retirar o kit de testagem: em casa, pelos Correios, ou retirar em armário digital no Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545, Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
> Onde ir se der positivo: Centro de Saúde Murialdo (Avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
> Telefone: (51) 3289-57407

Com informações da Agência de Notícias da Aids.

Share:

administrator