Informações de contato

Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade, 50050-225 – Recife/PE

Telefone:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, neste sábado (23), que a doença monkeypox (varíola dos macacos) agora é considerada uma emergência de saúde pública global.

Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”, acrescentou. Em seu pronunciamento, Tedros explicou que são considerados alguns elementos para a tomada de decisão se um surto constitui uma emergência global.

Então, resumindo, temos um surto que se espalhou pelo mundo rapidamente, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e atende aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, concluiu o diretor da OMS.

Aqui no Brasil, o controle da monkeypox é prioridade para o Ministério da Saúde, que realiza o constante monitoramento e analisa diuturnamente a situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil.

Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença.

Leia o texto completo aqui.

Imagem: Science Photo Library

Share:

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.