CLÍNICA DO HOMEM DO RECIFE REGISTRA MAIS 13 MIL ATENDIMENTOS EM UM ANO

A clínica é o primeiro serviço inaugurado pela ONG Aids Healthcare Foundation no Brasil

Clínica do Homem do Recife foi inaugurada em maio de 2018Reprodução/TV Jornal

La Clínica do Homem do Recife, no Bairro da Soledade, no Centro do Recife, que tem um ano de funcionamento, registrou mais de 13 mil atendimentos, 1.473 casos de sífilis e 395 de HIV/Aids diagnosticados em um ano. O serviço foi o primeiro inaugurado no Brasil pela ONG Aids Healthcare Foundation (AHF), instituição com atuação em 43 países e sede nos Estados Unidos. 

O diretor da AHF Brasil, Beto de Jesus, lembrou que a ideia era criar um serviço para diagnosticar e tratar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em homens, já que, culturalmente, esse é o público que menos cuida da saúde. Ele comemora o sucesso do serviço. “A ideia era criar um serviço que pudesse pensar as questões mentais e sexual. Tem sido um trabalho bastante interessante em parceria com os governos locais”, afirmou. 

A ONG AHF mantém todo o custeio do atendimento e tratamento dos pacientes e recebe do Governo Estadual apenas preservativos, lubrificantes e os testes rápidos. O grande número de casos de sífilis no Recife acendeu o alerta da AHF e, por isso, a capital pernambucana foi escolhida para receber a unidade. 

O responsável técnico da clínica, o médico infectologista François Figueiroa, alerta que a epidemia de sífilis é nacional. “São vários fatores, porque houve uma mudança de comportamento da população. Teve um aumento no número de parceiros e consequentemente de relações sexuais”, disse o médico.

Após perceber o surgimento de manchas nos pés e nas mãos, o estudante Yuri Sousa descobriu que estava com sífilis. A partir daí ele buscou ajuda na clínica para realizar o tratamento. Ele elogia o atendimento psicológico que atendeu. “A clínica tem a psicóloga que acompanha, dá apoio o feedback para a gente. Gostei muito do atendimento de lá”, afirmou o paciente. 

A Clínica do Homem do Recife conta com um médico clínico, dois médicos infectologistas, três enfermeiros, duas psicólogas e um farmacêutico. O local funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 13h30 até às 21h. Todo atendimento é gratuito e não precisa marcar horário.

https://radiojornal.ne10.uol.com.br//noticia/2019/05/20/clinica-do-homem-do-recife-registra-mais-13-mil-atendimentos-em-um-ano-124197

FAÇA O TESTE GRÁTIS HOJE

Com o teste rápido, você sabe o resultado em até 15 minutos.

SUBSCREVER

testedehivgratis.com.br