Informações de contato

Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade, 50050-225 – Recife/PE

Telefone:
Mitos e verdade
Mitos e verdade

Quem tem HIV e toma os medicamentos corretamente reduz a carga de vírus no organismo a um nível INDETECTÁVEL e NÃO TRANSMITE o HIV. Existe até uma campanha informativa mundial sobre isto: I = I (Indetectável = Intransmissível). Portanto, nunca é demais repetir: pessoa com HIV, tratamento em dia e carga viral indetectável NÃO TRANSMITE o vírus. Mas atenção: é importante usar camisinha em todas as relações sexuais para prevenir outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Não. No Brasil, todas as pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do vírus no organismo, fortalecem o sistema imunológico e reduzem as infecções por doenças oportunistas. O tratamento é para o resto da vida e, junto com exames periódicos, ajuda a manter a qualidade de vida de pessoas portadoras de HIV.

Se o resultado do teste for negativo, a orientação é continuar usando preservativo nas relações sexuais (entre outros métodos de prevenção) e não compartilhar seringas ou objetos que furam e cortam (como tesouras, alicates, lâminas de barbear). Se você passar por alguma situação de risco, procure o serviço de saúde mais próximo e refaça o teste.

Se der positivo, sem desespero! O HIV tem tratamento. Se o resultado der positivo, você será encaminhado para um médico, que avaliará o seu estado geral de saúde e pedirá exames complementares para recomendar o melhor tratamento. Todos os medicamentos antirretrovirais são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento, aliado a hábitos saudáveis, mantém a qualidade de vida do soropositivo.

Fazer o teste é o único jeito de saber se você tem o vírus. São dois tipos: o teste rápido (resultado entre 30 e 40 minutos) e o teste feito em laboratório (resultado em até 15 dias). Todos estão disponíveis na rede pública de saúde, que tem prdeissionais para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas. O SUS também disponibiliza os testes para outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatites, gonorreia e HPV. Para saber o local mais próximo e fazer o seu exame, ligue para o Disque Saúde (136). O importante é não ter medo de fazer o teste. Se der positivo, tem tratamento.