Perguntas Frequentes 

O que é o HIV?

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. É um vírus que entra nas células de uma pessoa. O HIV afeta o sistema imunológico, especificamente as células T ou CD4 que combatem infecções. Simplificando, o vírus destrói as células para que o sistema imunológico de uma pessoa com HIV não tratado não possa combater doenças e infecções.

O que é AIDS?

AIDS significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. A AIDS é causada pelo HIV e é um estágio tardio da infecção. Uma pessoa pode viver muitos anos com o vírus da imunodeficiência humana em seu sistema sem apresentar nenhum sintoma. Quando células T suficientes foram destruídas para comprometer severamente a capacidade do organismo de combater infecções e doenças, o diagnóstico de uma pessoa progride para a AIDS.

Como prevenir a infecção

Não há cura ou vacina para o HIV. No entanto, o HIV é tratável e evitável.

Veja como você pode minimizar o risco de infecção:

  • Use camisinha: se você é sexualmente ativo, sempre use camisinha durante a relação vaginal e anal. Os preservativos são altamente eficazes na prevenção da transmissão do HIV.
  • Use agulhas limpas: se você injetar drogas, use agulhas novas e esterilizadas.
  • Discussão de sua história sexual com seu parceiro: conhecer o status de HIV de seu (s) parceiro (s) permitirá que você tome medidas para impedir a transmissão, como usar preservativos.
  • Fazer sexo sóbrio: se você está bebendo ou usando drogas, é menos provável que pratique sexo seguro e use camisinha.
  • Faça o teste para outras DSTs: Ter uma doença sexualmente transmissível (DST), como clamídia, gonorréia ou sífilis, pode aumentar o risco de ser infectado pelo HIV. Muitas DSTs não apresentam sintomas óbvios; portanto, um teste é a melhor opção para sair da dúvida.
  • Abster-se ou ter menos parceiros: ter menos parceiros sexuais diminuirá o risco de HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

Como o vírus é transmitido

O HIV é transmitido sexualmente, por contato com sangue ou também pode ser transmitido de uma mãe para seu filho.

  • Compartilhando agulhas para injetar drogas, bolsas, canos de metal ou usando elementos curtos e cortantes que não foram esterilizados adequadamente.
  • É transmitida sexualmente por penetração oral, vaginal ou anal, sem o uso correto do preservativo.
  • Uma mulher com HIV pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez, parto ou amamentação. No entanto, este tipo de transmissão pode ser evitado através de atenção médica e tratamento oportuno.

Como o vírus NÃO é transmitido
  • Não há risco de transmissão do HIV através da saliva, suor, lágrimas, tosse ou espirros.
  • Não é transmitido através do contato diário ou do contato que envolve o compartilhamento de espaços sociais, profissionais ou escolares.
  • Também não há risco ao apertar as mãos, abraçar ou beijar; nem para acasalar-se ou compartilhar academias, chuveiros, banheiros, talheres, copos ou roupas, entre outros.
  • Picadas de insetos não transmitem o HIV.

É possível saber a olho nu que alguém vive con HIV?

Não. O vírus só pode ser detectado através do teste de HIV (vírus da imunodeficiência humana).

Sintomas

Ter relações sexuais desprotegidas: a infecção pelo HIV pode ocorrer através do contato anal, vaginal ou oral se um preservativo não for usado. O sexo oral desprotegido não é tão arriscado quanto o sexo vaginal ou anal, mas ainda pode causar infecção, especialmente quando há cortes, sangramento nas gengivas ou úlceras. Descubra o uso correto do preservativo. Compartilhar agulhas, seringas ou outros instrumentos de medicamentos pode causar a infecção pelo HIV Gravidez, parto ou aleitamento materno: sem tratamento, uma mulher soropositiva transmite o HIV ao bebê durante a gravidez ou o parto, 25 % de chance Os bebês também podem ser infectados durante a amamentação.

Por que devo fazer o teste?

É possível que uma pessoa tenha HIV, mas não apresente sintomas por um determinado período de tempo. Porém, em geral, quando o vírus desperta de seu estado latente (estágio assintomático, ou seja, sem sintomas), podem ocorrer os seguintes sinais:

> Pele seca e escamosa

> Cansaço persistente

> Febre intermitente (aparece e desaparece)

> Diarreia por mais de uma semana

> Suores excessivos durante a noite

> Perda rápida de peso

> Linfonodos inflamados nas axilas, virilha ou pescoço

> Manchas brancas na língua, boca ou garganta

Onde posso fazer la prueba de VIH?

Você pode fazer o teste em qualquer Centro de Saúde ou Hospital Público. Você também pode fazer o teste nos centros de teste e aliados da AHF.

Quanto tempo terei que esperar pelos meus resultados?

Você receberá seus resultados antes de sair.

Qual é o custo do teste de VIH?

Nenhuma O teste é totalmente gratuito no sistema de saúde pública e nos locais onde a AHF oferece o teste. Você também pode acessar avaliações gratuitas por meio do Serviço Social ou Pré-pago no qual você é afiliado.

Quem me testará?

O teste será administrado por um consultor de teste de HIV treinado e certificado.

Devo responder muitas perguntas pessoais?

Coletamos apenas as informações mínimas necessárias para cumprir com os regulamentos e nos ajudamos a projetar os melhores programas de saúde para as pessoas que servimos. Nós nos esforçamos para manter o processo o mais simples possível e garantir que as informações fornecidas sejam absolutamente confidenciais e protegidas pelas leis de dados em vigor no país.

Qual é o momento ideal para fazer o teste para VIH?

Hoje é a hora certa. Faça o teste e você saberá o resultado em minutos. É um serviço gratuito e confidencial.

O que acontece se os resultados dos meus testes mostrarem que eu soe HIV positivo?

Se você receber um resultado positivo no teste de HIV, nossos conselheiros treinados e certificados o guiarão pelas etapas a seguir. O HIV não é curável, mas é tratável e os tratamentos são altamente eficazes. Cuidar de pessoas vivendo com HIV é a nossa missão. Se o seu resultado for positivo, nossa equipe de consultores e médicos estará à sua disposição para ajudá-lo em todas as etapas.

Qual é a diferença entre viver con HIV e ter AIDS?

Viver com o HIV significa que o vírus vive no seu corpo, enquanto a AIDS é quando o sistema imunológico (defesas do corpo) já está muito fraco e a pessoa é exposta sem proteção, a doenças infecciosas que aproveitam essa oportunidade (infecções oportunistas) .

Ter HIV significa que eu vor morrer?

Não. Desde que você tenha tratamento médico adequado e tome medicamentos anti-retrovirais com controle médico adequado, você aumenta sua qualidade de vida.

O que são anti-retrovirais e por que são importantes?

Os anti-retrovirais são medicamentos que impedem a multiplicação do HIV no organismo. Portanto, eles ajudam a manter e restaurar o sistema imunológico.

Se eu tenho HIV, quando posso començar a usar anti-retrovirais?

Assim que você obtiver os resultados dos testes laboratoriais necessários e sob o controle de pessoal de saúde qualificado, poderá iniciar o tratamento anti-retroviral.

Posso tomar outros medicamentos (como medicamentos naturopáticos) ao mesmo tempo em que estou tomando meu tratamento anti-retroviral?

Antes de tomar qualquer tipo de medicamento – mesmo que sejam naturistas -, consulte o médico assistente.

Se eu já conheço meu diagnóstico e melhorei minha saúde, posso parar de tomar anti-retrovirais?

Não. Os antirretrovirais devem ser tomados para sempre, de acordo com as indicações do profissional médico responsável pelo seu tratamento. Nenhuma interrupção deve ocorrer, a menos que indicado pelo médico. A interrupção do tratamento pode fazer com que os anti-retrovirais atuais parem de funcionar e o vírus começará a se multiplicar novamente, comprometendo sua saúde.

FAÇA O TESTE GRÁTIS HOJE

Com o teste rápido, você sabe o resultado em até 15 minutos.

SUBSCREVA

testedehivgratis.com.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A COVID-19(Coronavirus)

Diante do surto da COVID-19, é essencial tomar medidas sanitárias para reduzir o número de casos. Se você tiver tosse seca, febre e falta de ar, ligue para o seu médico e evite o contato com as pessoas. Cuidado com informações não confiáveis e saiba as medidas a serem tomadas, as informações oficiais atualizadas e os números de telefone para entrar em contato com a autoridade de saúde em

coronavirus.saude.gov.br

A Clínica do Homem do Recife reabriu nessa quinta-feira (25/03) com um novo horário (das 13:30 as 18:30h) e com novas prioridades durante o período da pandemia por coronavirus. Essa reabertura é para mantermos o compromisso com nossos usuários em tratamento de ITS e emergências.

Você que está em tratamento de alguma ITS, ou está com alguma emergência, ligue antes de vir para fazer seu agendamento: (81) 3877-6680

Se você não está sentindo nada hoje, deixe a gente cuidar de quem mais precisa agora, nesse momento só estamos atendendo àqueles que mais precisam: os que estão tendo alguma queixa. Se você não tem nenhuma queixa, e vem só testar, por favor aguarde a crise passar. Nós precisamos cuidar de quem mais precisa agora.

Dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis podem ser esclarecidas pelas redes sociais da AHF Brasil (Facebook e Instagram) e pelo WhatsApp +81974001498 (das 13:30h às 21h).