CONHEÇA A AHF

A Aids Healthcare Foundation (AHF) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, e presente em 43 países.


Fundada em 1987, é a maior ONG internacional de resposta ao HIV/aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), fornecendo medicina de ponta, testagem, advocacy e defesa dos direitos humanos. 


Nossa missão está alinhada ao objetivo de erradicar o HIV do mundo até 2030, proposta pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

As atividades da AHF são financiadas por uma rede de farmácias e lojas de roupas usadas nos EUA, contratos de atenção médica e outras associações estratégicas. A cada 1 dólar de lucro, 96 centavos são destinados ao financiamento das ações humanitárias. A AFH não é financiada por governos ou pela indústria farmacêutica.


A cada ano, a AHF realiza mais de 4 milhões de testes rápidos de HIV e distribui mais de 34 milhões de preservativos.

Atualmente, estamos conduzindo uma iniciativa maciça de teste rápido para identificar e tratar os 25 milhões de pessoas dos quatro continentes que não sabem que vivem com o vírus.


Em todo o mundo, mais de 1,3 milhão de pessoas recebem cuidados de saúde por meio da AHF. Todas as atividades da ONG são gratuitas.


HISTÓRIA AHF

+1.300.000

Pacientes em tratamento com apoio da AHFem todo o mundo

1987

Ano em que a AHF é fundada

43

Países com presença de AHF

4.900.000 

Testes gratuitos de HIV realizados por ano

34.000.000 

Preservativos distribuídos gratuitamente todos os anos

AHF NA AMÉRICA LATINA

A AHF expandiu seus serviços para a América Latina em 2007, começando no México. Atualmente, opera programas em 14 países da região: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, República Dominicana, Guatemala, Haiti, Jamaica, Trinidad e Tobago, México, Nicarágua, Peru e Panamá.

Na América Latina, em 2017, foram distribuídos cerca de 5.000.000 preservativos gratuitamente.

Nosso objetivo é que mais e mais pessoas conheçam seu status de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, a fim de vinculá-las aos serviços de saúde das áreas em que vivem. Buscamos que, em caso de confirmação do HIV, essas pessoas tenham acesso o quanto antes aos medicamentos e ao atendimento médico, a fim de preservar sua saúde e a própria vida, diminuindo a taxa de transmissão do vírus. Todo o processo é realizado em um modelo que privilegia a confidencialidade dos pacientes.


Nós salvamos vidas ajudando as pessoas a conhecer o seu estado de HIV e todos os nossos serviços são e serão sempre gratuitos.

AHF NO BRASIL

A AHF se estabeleceu no Brasil em 2013. Desde então, foram realizados centenas de milhares de testes rápidos de HIV e distribuídos milhões de preservativos com apoio da AHF.


Começamos a atuar no Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Pela Vidda, para desenvolver atividades de prevenção e diagnóstico para o HIV. Em seguida, expandimos nossas atividades para o Amazonas e a cidade de Manaus, em parceria com o Departamento de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e os Programas de IST/HIV/Aids do estado e do município.

A partir de 2015, em parceria com ONGs locais, a AHF Brasil intensificou as ações de testagem rápida nas cidades do Rio de Janeiro (Grupo Pela Vidda), de São Paulo (Instituto Cultural Barong); e de Manaus (Rede Amizade), Tabatinga (AGLTTF) e Parintins (AGLTPIN), todas no estado do Amazonas.

Atualmente, a AHF Brasil tem uma unidade de atendimento própria em Recife (Pernambuco), especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST, com foco no público masculino. A clínica é uma parceria com o Programa de IST/HIV/Aids do estado de Pernambuco.

Em 2019, a AHF Brasil abrirá sua segunda unidade de atendimento, na cidade de São Paulo em 2019, voltada para o público geral. A iniciativa será feita em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em HIV/Aids/IST da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (CRT-SP).

OUTRAS PARCERIAS

A AHF Brasil também desenvolve projetos clínicos na cidade de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o CRT-SP e o Programa Municipal de IST/Aids, envolvendo sete unidades de públicas de saúde, com foco em aconselhamento, testagem, tratamento e assistência multidisciplinar.

Além disso, a AHF Brasil tem participação destacada na Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, a maior do mundo, com o reforço de mensagens de prevenção, conhecimento sobre o HIV/aids e outras IST, e advocacy para direitos humanos e redução de estigma das populações prioritárias.

SERVIÇOS OFERECIDOS

PELA AHF

> Acolhimento

> Roda de conversas sobre prevenção de IST e HIV/aids

> AconselhamentoTestagem para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C

> Coleta de material para exames

> Consulta médica> Tratamento para as IST

> Atendimento psicológico

> Atendimento de enfermagem

> Aplicação de medicação

> Encaminhamentos para serviços de referência

> Vinculação de pacientes a unidades da rede pública de saúde

> Notificação de casos positivos à vigilância epidemiológica

> Análise e estudo de casos

> Publicação de dados


MISSÃO: MEDICAMENTOS E ADVOCACY DE PONTA PARA AS PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS, SEM IMPORTAR SUA CONDIÇÃO ECONÔMICA.

VALORES