Informações de contato

Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade, 50050-225 – Recife/PE

Telefone:

Em parceria com a Sociedade Internacional de Aids (IAS), a Gestos-PE promoveu a campanha Eu e Meu/Minha Trabalhador(a) de Saúde, que homenageia profissionais dos serviços de HIV/AIDS em Pernambuco. A divulgação dos/das vencedores/as ocorreu no dia primeiro de março e premiou profissionais do México, Hong Kong, Taiwan e Pernambuco, onde a campanha foi realizada no Brasil. A IAS ainda vai selecionar representantes entre os(as) escolhidos(as) deste ano para participar da 24ª Conferência Internacional da AIDS, que acontecerá de maneira híbrida em Montreal, no Canadá, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.

No Brasil, a campanha aconteceu pela primeira vez em 2019 e foi implementada pela Gestos, que selecionou profissionais da Saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) indicados/as pelas pessoas vivendo com HIV/AIDS que foram impactadas positivamente pelo seu trabalho.

Na segunda edição da campanha, as indicações de usuários/as dos serviços públicos de saúde vieram de todo o estado, entre os dias 17 de dezembro e 31 de janeiro. Entre os/as selecionados/as deste ano, está a assistente social Nathalya Cristhine, que trabalha como agente de vinculação/retenção nos projetos da AHF no Recife. “Em 2018, comecei a trabalhar em um projeto da AIDS Healthcare Foundation para melhorar os serviços especializados para pessoas vivendo com HIV em Pernambuco. Estou trabalhando no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, acompanhando novos pacientes e aqueles que abandonaram o tratamento (crianças, adolescentes e adultos). Mais uma vez, investigando os motivos do abandono do tratamento, vejo que a vulnerabilidade ao HIV e à AIDS tem a ver com raça, gênero e classe. É uma vulnerabilidade programática e permanente”, disse Nathalya.

“Somente combatendo o estigma nos ambientes de saúde podemos realmente alcançar a eliminação do HIV até 2030”, disse Adeeba Kamarulzaman, presidente do IAS. “Neste Dia de Discriminação Zero [1º de março], esperamos que, ao lançar luz sobre o incrível trabalho desses profissionais de saúde, outros sejam estimulados a fornecer serviços de saúde para seus clientes”.

“Nesta campanha, buscamos dar destaque a profissionais de saúde locais que fazem a diferença em suas práticas diárias, provendo cuidados de saúde em uma perspectiva integral e livres de estigma e discriminação”. Disse Juliana Cesar, assessora de programas da ONG Gestos. “É importante ver o panorama geral da prevenção do HIV e considerar o impacto das relações médico-paciente na eliminação do HIV”.

Veja todos os profissionais premiados aqui.

Imagem: Instagram Gestos-PE

Share:

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.